Metodologia da Mediação
FORMAÇÃO DO PROFESSOR MEDIADOR NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Diante das mudanças
aceleradas do mundo, a escola deve preparar-se para receber e acolher todas as
crianças, independentemente da raça, cor, credo, sua origem cultural ou socioeconômica,
deficiência ou diferenças.
Conforme a Declaração
de Salamanca – 1994: “O princípio fundamental da escola inclusiva é o de que
todas as crianças devem aprender juntas, independente de quaisquer diferenças
que elas possam ter”.
Portanto, as escolas
inclusivas devem reconhecer e responder às múltiplas necessidades de seus
alunos, transformando os estilos ensino/aprendizagem, utilizando-se de
diferentes estratégias de mediação assegurando uma educação de qualidade a
todos, e o uso de recursos e parceria com diferentes instituições.
Em decorrência disso,
faz-se necessário atualizar os professores e cuidadores, assim como equipar as
escolas, para que se transforme num Ambiente Modificador para todos.
Para atender a essa
necessidade, propomos o curso FORMAÇÃO DO PROFESSOR MEDIADOR NA EDUCAÇÃO
INCLUSIVA que trabalha com a metodologia da Experiência da Aprendizagem Mediada
– EAM (Reuven Feuerstein) interação na qual o professor/mediador se
situa entre o organismo do indivíduo mediado e os estímulos (os objetos,
problemas ou sinais do mundo) de forma a selecioná-los, interpretá-los e
ampliá-los, utilizando estratégias de mediação para produzir significados, além
das necessidades imediatas da situação, orientando o mediado na ampliação do
seu potencial de aprendizagem, fazendo emergir funções cognitivas eficientes,
desenvolvendo operações mentais e a autonomia cognitiva dos mesmos e como
consequência conseguindo melhores resultados na aprendizagem da escola
inclusiva.
PÚBLICO-ALVO:
Professores, pedagogos,
psicopedagogos, psicólogos e outros profissionais que trabalham com a educação
inclusiva.
FORMAÇÃO E SUPERVISÃO:
Marlene Bitencourt - Pedagoga, Trainer/ Mediadora, Mediadora da Avaliação Dinâmica do Potencial de Aprendizagem (LPAD), Especialista em Inclusão e Alfabetização, Especialista em Psicopedagogia, Alfabetização, Educação Especial, Planejamento e Políticas Educacionais, Supervisão Educacional e Mestranda em Ciências da Educação.
OBJETIVOS DO CURSO:
GERAL
·
Contribuir para atualização dos
educadores da escola inclusiva, para que eles construam estratégias de mediação
para sua práxis.
ESPECÍFICOS
·
Conhecer as diferentes leis que
subsidiam a educação inclusiva;
·
Identificar as mudanças necessárias na
escola para que ela efetive a inclusão;
·
Conhecer diferentes concepções de
aprendizagem, com a intenção de efetivar sua práxis;
·
Utilizar a Experiência da Aprendizagem
Mediada – EAM – como metodologia que possibilite a superação de diferentes
dificuldades de aprendizagem dos mediados;
·
Identificar como e quando as funções
cognitivas estão sendo potencializadas/desenvolvidas com a prática das aulas
mediadas;
·
Verificar quais as operações mentais
estão sendo desenvolvidas no trabalho de mediação das aulas;
·
Utilizar critérios de mediação no
planejamento e desenvolvimento das aulas visando a metacognição;
·
Planejar e realizar oficinas de aulas
mediadas a partir de conteúdos programáticos.
CONTEÚDO:
·
Aspectos jurídicos da Educação
Inclusiva;
·
O desafio da Inclusão e as mudanças
necessárias na organização pedagógica das escolas;
·
Diferentes concepções de aprendizagem;
·
A Experiência de Aprendizagem Mediada de
Reuven Feuerstein para subsidiar a prática pedagógica na escola inclusiva;
·
A trajetória do ato mental (construção
do Mapa Cognitivo: conteúdo, modalidade de linguagem, funções cognitivas,
operações mentais, graus de complexidade, abstração e eficácia) a partir de
conteúdos programáticos da escola inclusiva;
·
Sugestões de algumas atividades para a
escola inclusiva;
·
Planejamento de aulas mediadas a partir
do mapa cognitivo;
·
Oficina de planejamento;
·
Oficina de aulas mediadas.
METODOLOGIA:
Neste curso,
utilizaremos as aulas mediadas, oficinas, trabalho em grupo para planejamento e
construção do mapa cognitivo, contribuindo para a práxis das aulas mediadas.
ü No
primeiro momento planejaremos com os professores uma aula mediada com o
conteúdo comum a todos;
ü No
segundo momento demonstraremos uma aula mediada com um conteúdo também comum a
todos;
ü No
terceiro momento planejaremos com os professores uma aula mediada com um
conteúdo específico escolhido pelos professores;
ü No
quarto momento observaremos uma aula mediada na sala de aula do professor
voluntário;
ü No
quinto momento faremos as intervenções necessárias;
ü No
sexto momento elaboraremos um vídeo que será apresentado à comunidade escolar.
RESULTADOS ESPERADOS:
Que os participantes
(professores educadores das escolas inclusivas):
·
Utilizem, de forma sistemática, a
Experiência de Aprendizagem Mediada – EAM – para melhorar a sua práxis
pedagógica inclusiva;
·
Contribuam na superação de dificuldades
de aprendizagem de seus alunos a partir da mediação;
·
Ampliem seu repertório de estratégias de
mediação, utilizando-o no seu trabalho e na vida cotidiana;
·
Apresentem mudanças no comportamento
relacional.
CRONOGRAMA DOS CURSOS:
- 19 e 26 de janeiro de 2013
- 25 e 28 de fevereiro de 2013
- 06 e 13 de abril de 2013
- 20 e 27 de abril de 2013
- 04 e 11 de maio de 2013
- 18 e 25 de maio de 2013
- 01 e 08 de junho de 2013
- 15 e 22 de junho de 2013
- 06 e 13 de julho de 2013
- 20 e 27 de julho de 2013
- 03 e 10 de agosto de 2013
- 17 e 24 de agosto de 2013
- 14 e 21 de setembro de 2013
- 19 e 26 de outubro de 2013
- 09 e 16 de novembro de 2013
- 23 e 30 de novembro de 2013
- 07 e 14 de dezembro de 2013
HORÁRIOS: 8 às 12 hs
14 às 18 hs
CARGA HORÁRIA: 20 horas
LOCAL: IMEJA - Instituto Municipal de Educação Prof. José Arapiraca
Boca do Rio, Salvador, Bahia
INVESTIMENTO: 200,00 reais
ou 4 x 50,00 reais
à vista: 180,00 reais
FORMA DE PAGAMENTO:
Depósito em conta corrente:
Bradesco: ag. 3519-0
c/c: 1454-0
Titular: Marlene Gonzaga Bitencourt
ou
Banco do Brasil: ag: 0019-1
c/c: 37756-2
Titular: Marlene Gonzaga Bitencourt
RECURSOS PEDAGÓGICOS:
Multimídia, flip-shart
(ou quadro), papel para fli-shart, pincéis, reprodução de alguns textos para os
participantes.
Para confirmar a inscrição através do pagamento, entre em contato:
Marlene Bitencourt
Email: marlenegbitencourt@yahoo.com.br
Tel: (71) 9983-6838 (vivo)
9148-9773 (tim)
ou
Selma Carvalho
Email:selmitacarvalho@gmail.com
Tel: (71) 9983-2211
Para confirmar a inscrição através do pagamento, entre em contato:
Marlene Bitencourt
Email: marlenegbitencourt@yahoo.com.br
Tel: (71) 9983-6838 (vivo)
9148-9773 (tim)
ou
Selma Carvalho
Email:selmitacarvalho@gmail.com
Tel: (71) 9983-2211
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