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Metodologia da Mediação 

 
FORMAÇÃO DO PROFESSOR MEDIADOR NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
 
 
Diante das mudanças aceleradas do mundo, a escola deve preparar-se para receber e acolher todas as crianças, independentemente da raça, cor, credo, sua origem cultural ou socioeconômica, deficiência ou diferenças.
Conforme a Declaração de Salamanca – 1994: “O princípio fundamental da escola inclusiva é o de que todas as crianças devem aprender juntas, independente de quaisquer diferenças que elas possam ter”.
Portanto, as escolas inclusivas devem reconhecer e responder às múltiplas necessidades de seus alunos, transformando os estilos ensino/aprendizagem, utilizando-se de diferentes estratégias de mediação assegurando uma educação de qualidade a todos, e o uso de recursos e parceria com diferentes instituições.
Em decorrência disso, faz-se necessário atualizar os professores e cuidadores, assim como equipar as escolas, para que se transforme num Ambiente Modificador para todos.
Para atender a essa necessidade, propomos o curso FORMAÇÃO DO PROFESSOR MEDIADOR NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA que trabalha com a metodologia da Experiência da Aprendizagem Mediada – EAM (Reuven Feuerstein) interação na qual o professor/mediador se situa entre o organismo do indivíduo mediado e os estímulos (os objetos, problemas ou sinais do mundo) de forma a selecioná-los, interpretá-los e ampliá-los, utilizando estratégias de mediação para produzir significados, além das necessidades imediatas da situação, orientando o mediado na ampliação do seu potencial de aprendizagem, fazendo emergir funções cognitivas eficientes, desenvolvendo operações mentais e a autonomia cognitiva dos mesmos e como consequência conseguindo melhores resultados na aprendizagem da escola inclusiva.
PÚBLICO-ALVO:
Professores, pedagogos, psicopedagogos, psicólogos e outros profissionais que trabalham com a educação inclusiva.

FORMAÇÃO E SUPERVISÃO:
 

Marlene Bitencourt - Pedagoga, Trainer/ Mediadora, Mediadora da Avaliação Dinâmica do Potencial de Aprendizagem (LPAD), Especialista em Inclusão e Alfabetização, Especialista em Psicopedagogia, Alfabetização, Educação Especial, Planejamento e Políticas Educacionais, Supervisão Educacional e Mestranda em Ciências da Educação.
 
OBJETIVOS DO CURSO:
GERAL
·         Contribuir para atualização dos educadores da escola inclusiva, para que eles construam estratégias de mediação para sua práxis.
ESPECÍFICOS
·         Conhecer as diferentes leis que subsidiam a educação inclusiva;
·         Identificar as mudanças necessárias na escola para que ela efetive a inclusão;
·         Conhecer diferentes concepções de aprendizagem, com a intenção de efetivar sua práxis;
·         Utilizar a Experiência da Aprendizagem Mediada – EAM – como metodologia que possibilite a superação de diferentes dificuldades de aprendizagem dos mediados;
·         Identificar como e quando as funções cognitivas estão sendo potencializadas/desenvolvidas com a prática das aulas mediadas;
·         Verificar quais as operações mentais estão sendo desenvolvidas no trabalho de mediação das aulas;
·         Utilizar critérios de mediação no planejamento e desenvolvimento das aulas visando a metacognição;
·         Planejar e realizar oficinas de aulas mediadas a partir de conteúdos programáticos.
 

CONTEÚDO:

·         Aspectos jurídicos da Educação Inclusiva;

·         O desafio da Inclusão e as mudanças necessárias na organização pedagógica das escolas;

·         Diferentes concepções de aprendizagem;

·         A Experiência de Aprendizagem Mediada de Reuven Feuerstein para subsidiar a prática pedagógica na escola inclusiva;

·         A trajetória do ato mental (construção do Mapa Cognitivo: conteúdo, modalidade de linguagem, funções cognitivas, operações mentais, graus de complexidade, abstração e eficácia) a partir de conteúdos programáticos da escola inclusiva;

·         Sugestões de algumas atividades para a escola inclusiva;

·         Planejamento de aulas mediadas a partir do mapa cognitivo;

·         Oficina de planejamento;

·         Oficina de aulas mediadas.
 
METODOLOGIA:
Neste curso, utilizaremos as aulas mediadas, oficinas, trabalho em grupo para planejamento e construção do mapa cognitivo, contribuindo para a práxis das aulas mediadas.
ü  No primeiro momento planejaremos com os professores uma aula mediada com o conteúdo comum a todos;
ü  No segundo momento demonstraremos uma aula mediada com um conteúdo também comum a todos;
ü  No terceiro momento planejaremos com os professores uma aula mediada com um conteúdo específico escolhido pelos professores;
ü  No quarto momento observaremos uma aula mediada na sala de aula do professor voluntário;
ü  No quinto momento faremos as intervenções necessárias;
ü  No sexto momento elaboraremos um vídeo que será apresentado à comunidade escolar.
 
RESULTADOS ESPERADOS:
Que os participantes (professores educadores das escolas inclusivas):
·         Utilizem, de forma sistemática, a Experiência de Aprendizagem Mediada – EAM – para melhorar a sua práxis pedagógica inclusiva;
·         Contribuam na superação de dificuldades de aprendizagem de seus alunos a partir da mediação;
·         Ampliem seu repertório de estratégias de mediação, utilizando-o no seu trabalho e na vida cotidiana;
·         Apresentem mudanças no comportamento relacional.
 
 
CRONOGRAMA DOS CURSOS:
  • 19 e 26 de janeiro de 2013

  • 25 e 28 de fevereiro de 2013

  • 06 e 13 de abril de 2013

  • 20 e 27 de abril de 2013

  • 04 e 11 de maio de 2013

  • 18 e 25 de maio de 2013

  • 01 e 08 de junho de 2013

  • 15 e 22 de junho de 2013

  • 06 e 13 de julho de 2013

  • 20 e 27 de julho de 2013

  • 03 e 10 de agosto de 2013

  • 17 e 24 de agosto de 2013

  • 14 e 21 de setembro de 2013

  • 19 e 26 de outubro de 2013

  • 09 e 16 de novembro de 2013

  • 23 e 30 de novembro de 2013

  • 07 e 14 de dezembro de 2013


HORÁRIOS: 8 às 12 hs
                       14 às 18 hs


CARGA HORÁRIA: 20 horas


LOCAL: IMEJA - Instituto Municipal de Educação Prof. José Arapiraca
               Boca do Rio, Salvador, Bahia



INVESTIMENTO: 200,00 reais
                                 ou 4 x 50,00 reais
                                 à vista: 180,00 reais

FORMA DE PAGAMENTO:
Depósito em conta corrente:

Bradesco: ag. 3519-0
                 c/c: 1454-0
                Titular: Marlene Gonzaga Bitencourt

ou

Banco do Brasil: ag: 0019-1
                            c/c: 37756-2
                            Titular: Marlene Gonzaga Bitencourt
 
RECURSOS PEDAGÓGICOS:
Multimídia, flip-shart (ou quadro), papel para fli-shart, pincéis, reprodução de alguns textos para os participantes.


Para confirmar a inscrição através do pagamento, entre em contato:

Marlene Bitencourt
Email: marlenegbitencourt@yahoo.com.br
Tel: (71) 9983-6838 (vivo)
              9148-9773 (tim)

ou

Selma Carvalho
Email:selmitacarvalho@gmail.com
Tel: (71) 9983-2211
              
 

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